1968: O ano que não terminou


Zuenir Ventura [4 years ago]

1968: O ano que não terminou Book CoverFaça o download ou leia online 1968: O ano que não terminou - Zuenir Ventura livro grátis (PDF, ePub, Mobi), 50 anos de rebeldia, 30 anos de um livro clássico.
Edição especial com prefácio inédito do autor e caderno de fotos.

Neste clássico da não ficção nacional que já vendeu mais de 300 mil exemplares, o jornalista e romancista Zuenir Ventura conta, com a urgência das grandes reportagens e com a sofisticação da alta literatura, como transcorreu no Brasil o ano que, através do mundo, iria se tornar lendário por conta de manifestações estudantis contra o sistema.
O famoso Maio de 1968 começou com dois meses de antecedência no Brasil. Mais precisamente em 28 de março, quando a PM invadiu o restaurante estudantil Calabouço, no centro do Rio de Janeiro, e matou Edson Luis Lima Souto, de 18 anos, com um tiro à queima-roupa no peito. A reação da sociedade civil à truculência da ditadura militar, no enterro acompanhado por 50 mil pessoas e na famosa Passeata dos Cem Mil, realizada em junho, estabeleceu a rota de colisão que culminaria com a decretação do nefando Ato Institucional nº 5 no dia 13 de dezembro daquele ano tornado mitológico.
A partir dali, não haveria mais a encenação de democracia que vigorara desde o golpe de 1964: o governo do general Arthur da Costa e Silva deteria nas mãos todos os poderes e não se furtaria a usá-los, fosse cassando, exilando, prendendo ou até matando de forma clandestina. Vinte e um anos se passariam até que um presidente civil eleito democraticamente chegasse ao Palácio do Planalto – Fernando Collor de Mello, que também democraticamente, em 1992, seria impedido de governar pelo Congresso, acusado de corrupção – e a normalidade fosse restaurada na vida nacional.

Are you looking for Ebook 1968: O ano que não terminou? You will be glad to know that right now a 1968: O ano que não terminou PDF is available on our online library. With our online resources, you can find 1968: O ano que não terminou or just about any type of ebooks, for any type of product. Read Online 1968: O ano que não terminou eBook here.

We have made it easy for you to find a PDF Ebooks without any digging. And by having access to our ebooks online or by storing it on your computer, you have convenient answers with eBook 1968: O ano que não terminou. To get started finding 1968: O ano que não terminou, you are right to find our website which has a comprehensive collection of ebook listed. Our library is the biggest of these that have literally hundreds of thousands of different products represented. You will also see that there are specific sites catered to different product types or categories, brands or niches related with 1968: O ano que não terminou eBook PDF. So depending on what exactly you are searching, you will be able to choose ebooks to suit your own needs.

1968: O ANO QUE NãO TERMINOU

Not rated yet