Lisboa


Neill Lochery [5 years ago]

Lisboa Book CoverFaça o download ou leia online Lisboa - Neill Lochery livro grátis (PDF, ePub, Mobi), Apesar de não ter sido palco de conflito armando, é inegável a importância de Lisboa durante a 2ª Guerra Mundial. A capital portuguesa era o último portão de saída da Europa e, portanto, o lar temporário de grande parte da realeza europeia exilada, de mais de um milhão de refugiados que procuravam passagem para os Estados Unidos, e de uma série de espiões, polícias secretas, banqueiros, judeus proeminentes, escritores e artistas que tentavam escapar dos conflitos que varriam o continente europeu.
Em Lisboa, o respeitado historiador britânico Neill Lochery baseia-se em registros da polícia secreta portuguesa, arquivos bancários e documentos inéditos para compor uma narrativa reveladora e envolvente dos bastidores da guerra. Lochery conta a história de um país europeu relativamente pobre que não apenas sobreviveu à guerra fisicamente intacto, como emergiu, ao término, em 1945, muito mais rico do que quando o conflito teve início, em 1939.
Dentre os exilados em Lisboa estiveram os artistas Marc Chagall e Max Ernst, o ator Leslie Howard, os escritores Arthur Koestler, Grahan Greene e o jovem escritor Ian Fleming, que estava a serviço da Coroa Britânica, e se inspirou na atmosfera de intrigas da cidade litorânea de Estoril para criar as histórias de James Bond.
A capital portuguesa era a única cidade europeia em que tanto os Aliados e o Eixo operavam abertamente. Tudo sob o olhar da Polícia de Vigilância e Defesa do Estado (PVDE) e do líder português, António de Oliveira Salazar, que via a neutralidade não como um conceito rígido, mas como uma forma de maximizar o ganho português com a guerra econômica.
Apesar da pressão que sofria tanto do Eixo quando da Grã-Bretanha, um aliado histórico, Salazar conseguiu manter-se neutro, garantindo assim a manutenção da integridade física do império português e a estabilidade econômica. Até hoje, dizem que nos Cofres do Banco de Portugal ainda existem barras de ouro estampadas com a insígnia nazista.

Are you looking for Ebook Lisboa? You will be glad to know that right now a Lisboa PDF is available on our online library. With our online resources, you can find Lisboa or just about any type of ebooks, for any type of product. Read Online Lisboa eBook here.

We have made it easy for you to find a PDF Ebooks without any digging. And by having access to our ebooks online or by storing it on your computer, you have convenient answers with eBook Lisboa. To get started finding Lisboa, you are right to find our website which has a comprehensive collection of ebook listed. Our library is the biggest of these that have literally hundreds of thousands of different products represented. You will also see that there are specific sites catered to different product types or categories, brands or niches related with Lisboa eBook PDF. So depending on what exactly you are searching, you will be able to choose ebooks to suit your own needs.

LISBOA

Not rated yet